Transformação à Luz do Caráter - Eneagrama

Objetivos:  Possibilitar aos participantes o aperfeiçoamento dos conhecimentos referentes ao Eneagrama, instrumento milenar, num processo de auto descoberta, de deixar automatismos e de recuperar nosso VERDADEIRO SER. O Eneagrama abre um leque de possibilidades, conhecimentos e pistas para percorrer o caminho que nos leva à nós mesmos. 

Módulos

Turma em Andamento

    MÓDULO I  - ESSÊNCIA - Autoconhecimento à Luz dos Tipos Psicológicos  

  Tendo coragem de olhar a escuridão do meu ser para descobrir a origem de meu contínuo sofrimento, vazio ou descontinuidade.

  Confiando em uma proposta de caminho de auto conhecimento ainda sem conhecê-la completamente, retirando capas e mais capas de minhas múltiplas caras e máscaras que ocultam meu verdadeiro ser. O que uma vez foi meu refúgio de proteção e de segurança, torna-se uma prisão quase tão invisível quanto incruzável, como o filme “fuga impossível de Alcatraz”. Todos nós queremos “mudar”, “estar melhor”, “ser mais felizes”, “ter mais paz”, “desfrutar mais”... mil ofertas em mercado psico-espiritual complexo, às vezes menos honesto do que o tolerável.

  Encontrar no Eneagrama uma sabedoria antiga, de não menos de 2000 anos ou, segundo outros autores, 4000 anos de existência, encontrar este conhecimento “daqueles tempos”, “nestes tempos”, já não nos parece casual.

  Em plena crise do planeta e dos seres humanos, aparece e reaparece um caminho para a verdadeira mudança do ser.

“ Nisso concerne o eneagrama, em descobrir-nos a nós mesmos, 

em deixar de agir no automático, em recuperar nosso verdadeiro SER.

O eneagrama nos abre inúmeras possibilidades, conhecimentos e

nos dá pistas para percorrer o caminho em direção a nós mesmos.

Um caminho que é ora doloroso, ora maravilhoso, simples e tortuoso,

íngrime e com remansos, repleto de mistérios, cansaços e surpresas.

  Um caminho para todo o buscador que quiser e tiver coragem

de ir mais além do conhecido. Um caminho para nós mesmos,

que ao transitá-lo, permite-nos descobrir a conexão com outros seres,

com a natureza e com o TODO.”

 Citação texto De Lucca

 

  É isso o que propomos no 1º Nível do Eneagrama. Descobrir nosso lado escuro havendo retirado os infinitos véus de nosso ego. “Aletheia”, diziam os gregos, “de-velar”

  Aprender assim, que posso “ser eu” se me mantenho em conexão, alerta a todas as falsidades que não me permitem fluir e tomar a vida em suas múltiplas facetas.

  Claro que para isso é necessário uma metodologia, um sistema ou uma disciplina. O Eneagrama contém tudo isso e ainda mais. Também é um possível caminho de auto conhecimento infinito, já que se decidirmos, ele nos acompanhará durante toda a vida, vendo uma e outra vez como nosso EGO se recicla e, com ele, nossa necessidade de aprender mais alguma coisa para superá-lo e voltar à felicidade de estar em nós mesmos, em nosso “próprio lar”. Na realidade, isso significa “crescer”, quando cada vez que acreditamos que já aprendemos tudo o que seria necessário, uma nova proposta ou, inclusive, um novo erro nos mostra que há sempre mais alguma coisa, um novo degrau, um novo obstáculo a ser superado, uma nova virtude a ser conquistada. 

  Por isso, cada nível do Eneagrama é um processo contínuo e ascendente, assim como também o é, o processo em si mesmo, desde o nível 1 até o nível 3.

                                                                     

Para nós, após 30 anos de convivência e muitos ciclos e experiências pelas quais atravessamos,

não nos cabe nenhuma dúvida de que o Eneagrama tem contribuído sistematicamente

a superar nossos conflitos, tanto pessoais, como do casal e da família.

Nossos desejos, baseados em nossa convicção, é de que também assim seja para vocês.

    MÓDULO II - CONSCIÊNCIA - Equilíbrio Energético Instintivo

 

 

  Avançando no caminho e iniciando uma nova compreensão desta escuridão e do nível instintivo condicionado pela paixão que me domina. Um instinto que não consegue fluir livre e sabiamente (como funciona por natureza), já que o “EGO” não o permite em seu afã sistemático de “controlar tudo”.

  Neste nível avançamos em direção da compreensão de nossa bela e verdadeira natureza, sentindo a saúde que inspira o livre acesso de cada um de nossos instintos: conservação, sexual e social.

  Na medida em que este processo vai ocorrendo, vamos encontrando mais e novas ferramentas para a mudança, uma vez que já dispomos da clareza da necessidade do livre acesso a cada um de nossos instintos e da necessidade de coerência e de diálogo contínua entre os mesmos.

  Vemos então como a tão desejada “saúde” está vinculada não somente com os sentimentos e idéias, mas também com meus instintos e, portanto, também com o nível físico.                            Descobrimos que toda a ação “saudável” deve ser uma ação boa e coerente:

para mim ( I. Conservação ),

para o outro ( I. Sexual ) e

para todos e o todo ( I. Social ).

  Sendo assim, cada ação realizada, por mais que seja por minha necessidade, se prejudicar o outro, outros ou o planeta, não deixará bons frutos e, a longo ou médio prazo, não me fará bem, não será “saudável”.

  O mesmo ocorre se eu realizar uma ação amorosa pela humanidade ou pelo outro, que vai contra mim; também não será uma ação saudável, já que haverá custado meu próprio bem estar.

  Dessa forma vamos transitando este nível 2 . Onde a confiança aumenta, já que começamos a perceber resultados do Eneagrama 1 e vemos novas pistas, ferramentas e compreensões para continuar avançando em direção a “ser nós mesmos”.

    MÓDULO II - CONSCIÊNCIA - Virtudes Humanas

  Chegamos ao nível em que chegam todos os que têm coragem de atravessar a escuridão, de enfrentar os medos, as dores, as desilusões e nos encontramos com a contra cara dessa escuridão, nosso DOM, a VIRTUDE.

  Virtude que nos irmana pela compreensão que assim como todos, além de nosso EGO, temos um pouco mais dos outros “Egos”; mais além da VIRTUDE correspondente, temos um pouco de todas as virtudes. Somos irmãos na escuridão e quem sabe, ainda mais “verdadeiramente”, na VIRTUDE.

  Aqui vamos compreendendo que:

“nossos maiores afetos existem somente porque existem nossas maiores virtudes”.

 Os defeitos estiveram erroneamente “protegendo” nossas virtudes ou também nossos defeitos são uma leitura distorcida das mesmas. Quando trabalhamos inconscientemente chegamos ao que existe mais além deles e é nossa VIRTUDE nossa luz, nossa possibilidade de CONEXÃO COM O TODO.

  Sim, companheiros de caminho, esta é a “boa nova” que nos traz o Eneagrama. A partir da VIRTUDE nos conectamos com Deus, Buda, Grande Espírito, Energia Universal, Todo, Ser, Essência ou como o chamarmos.

  É possível voltar à conexão que perdemos desde que nascemos (pelo menos) na construção de nosso EGO para defesa dessa conexão. Que paradoxo a existência humana! É nesse mesmo paradoxo que existe a beleza do inesperado de nossa existência.

  É assim que neste nível III do Eneagrama encontramos a nossa porta em direção à luz, a VIRTUDE, que é a ponte que nos leva à essência.

  Este é um nível tão difícil quanto precioso, implica:

“ter arregaçado as mangas e metido as mãos no mais profundo de nosso lodo”

para encontrar nele um “diamante”, uma “preciosidade”, a chave tão desejada para se chegar ao nosso verdadeiro SER. Este não é um lugar, mas sim um transitar, um fluir, um estar em conexão.     Por isso, nessa parte do processo abre-se um espaço de vivência diferente. Experimentamos a alegria de viver a partir da própria pedra preciosa que somos, reconhecendo a beleza do outro, dos outros e de toda a existência (ou seja, estando em harmonia e coerência com os 3 instintos que trabalhamos no nível II). A esta altura do processo fica clara a impossibilidade absoluta que implica estar aqui sem ter transitado os níveis I e II.

  Como tão impossível também é chegar a um nível III sem se ter vivenciado, transitado e integrado as VIRTUDES.

  Aqui lhes pedimos um tempo para que cada um sinta se pode ir ainda um pouco mais além para chegar ao nível III, pois este implica entrar diretamente na conexão com uma consciência ampliada que habilita superar nossos padrões mentais condicionais.

 

    MÓDULO III - UNIDADE - Sabedoria Organísmica

 

 

  Saber a partir de todos os níveis do meu ser, minha mente, meu coração, meu corpo; que sou, que pertenço a uma ordem, a uma força e a um AMOR maior.

  Que tudo o que “é”, é o melhor que “pode ser” e que ainda aqueles momentos de intenso desespero e dor são parte de uma rede, de uma engrenagem que está muito mais além de nossa decisão e de nossa vontade.

 Ao mesmo tempo, nossa vontade é necessária, assim como nossas decisões, para que o Todo funcione e/ou expresse através de nós.

 As leis Gestálticas do todo e das partes são vividas de forma individual (em si mesmo) de forma vivencial com outro e de forma global.

  Neste nível IV entramos no nível mais profundo conhecido de nossa existência, tudo é como tem de ser, tocamos a essência e nos sentimos simplesmente mais uma manifestação do Divino.

  Poucas palavras restam para descrever este nível, é sem dúvida uma experiência a ser vivida.

Que assim seja, para que todos possam chegar e, dessa forma, voltar a compartilhar nosso “Grande Lar”.

Informações Gerais:

 

  HORÁRIO: sexta-feira 14h. as 19:30h  |  sábado 9h as 18h (com intervalos)

 

  LOCAL: rua Alfredo Chaves, nº 1274 sala 405 - GIRAMUNDO - Royal Center

  INVESTIMENTO: Módulos - R$600,00 (valores parcelados) | Intermódulos - R$110,00

  CERTIFICAÇÃO: Os certificados serão entregues ao final do 3º módulo.

  COORDENAÇÃO LOCAL E INSCRIÇÕES: PSICÓLOGA CATIA Mª Erlo Santos

 

  CONTATO: 30288840/ 91024806 OU 30277220  | encuentrocaxias@gmail.com

“Abrindo o olhar"
“Podendo ver mais claro desde a luz”
“Começando a sentir e a compreender o equilíbrio”

“O êxtase fantástico e simples de ser você com o universo”

MÓDULO 2

18 Oct 2019

Módulo com Fernando de lucca.

18/10 - Sexta-feira

das 14hs às 19h30

19/10 - sábado

das 9hs às 18hs (com intervalos) 

Será na rua Alfredo Chaves, 1274 sala 405 - Giramundo.

Please reload

© 2017 criado por Encuentro Caxias

Rua Visconde de Pelotas, 603 | 203
Caxias do Sul, RS 1 95020-180

54 3028 8840

54 99102 4806